Notícias > Segurança

24/04/2019
05:56

BM realiza Operação Transporte Legal

A Brigada Militar, na área de abrangência do 29 BPM de Ijuí, Cel barros, Ajuricaba, Catuípe, Bozano, Joia, Nova Ramada e Augusto Pestana desenvolveu ontem, 23, a Operação Transporte Legal, fiscalizando a documentação dos condutores e as condições dos veículos que realizam o transporte escolar, tendo como objetivo principal aumentar a segurança no transporte de crianças e adolescentes.

 

 

Segundo o Capitão Gilmar Bichoff, o transporte escolar tem sido uma opção cada vez mais interessante para os pais que precisam encontrar tempo para levar os filhos à escola. Porém esse trabalho deve ser prestado com qualidade de forma a atender os requisitos estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro.

 

 

Em relação aos veículos, todo veículo, prestador de transporte escolar deve:

 

1. Estar registrado junto ao DETRAN para transporte escolar;
 

 

2. Serem submetidos à inspeção pelo menos duas vezes ao ano, quando serão verificados os itens obrigatórios como cintos de segurança e retrovisores, entre outros;
 

 

3. Exibir faixa amarela com a inscrição “ESCOLAR” à meia altura e em toda a extensão das partes laterais e traseira do veículo;
 

 

4. Possuir cintos de segurança independentes e em perfeitas condições de uso em cada assento;
 

 

5. Ser autorizado pelo DETRAN e ter o documento afixado na parte interna do veículo, em local, visível, contendo o número máximo de passageiros para cada veículo.

 

 

Em Catuípe, onde há exatamente dois meses houve a primeira operação de fiscalização do transporte escolar, foram vistoriados os veículos que transportam crianças até os educandários do interior.

 

 

Um condutor foi autuado por não apresentar o certificado do curso de condutor de escolares. Ao longo da manhã também foram realizadas barreiras de fiscalização no trânsito da área urbana, onde outros quatorze autos de infração de trânsito foram preenchidos, especialmente a condutores sem carteira nacional de habilitação e descarga livre. Mais de uma centena de veículos de passageiros e carga foram vistoriados em Catuípe nesta manhã.

 

 

Em Ajuricaba a Brigada Militar fiscalizou e orientou todos os condutores que prestam serviço no transporte escolar, os veículos foram apresentados na Brigada Militar, o caráter preventivo foi extremamente importante, levando tranquilidade para os pais que contratam esse tipo de serviço.

 

 

No município de Augusto Pestana não foi diferente, vários veículos foram fiscalizados sendo constatado com principal infração que as crianças e adolescentes não estavam utilizando o cinto de segurança, apesar de ter o equipamento a disposição.

 

 

Em Ijuí, a Brigada Militar contou com o apoio dos Agentes de Trânsito Municipal foram fiscalizados os veículos e condutores na chegada nas escolas. O efetivo orientou motoristas e alunos a fim de prevenir acidentes de trânsito e para um transporte mais tranquilo e seguro.

 

 

Importantíssimo que os pais monitorem o serviço contratado diariamente, observando o comportamento de seu filho e de outras crianças quando o condutor buscar o seu filho em casa. Faça perguntas sobre como o motorista dirige e sobre a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança.

BUSCA NO SITE

Um valor é necessário.

Tel: (55) 3332-7744